Sábado – Pense por si

China acusa Trump de fazer declarações “irresponsáveis”

25 de agosto de 2018 às 13:59
As mais lidas

O Presidente dos EUA explicou o cancelamento da viagem do seu secretário de Estado Mike Pompeo à Coreia do Norte com a falta de cooperação de Pequim.

A China considerou este sábado "irresponsáveis" as declarações do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que justificou o cancelamento da viagem do seu secretário de Estado Mike Pompeo à Coreia do Norte com a falta de cooperação de Pequim.

Donald Trump militares EUA
Donald Trump militares EUA
Donald Trump militares EUA
Donald Trump militares EUA
Donald Trump militares EUA
Donald Trump militares EUA

"As declarações americanas são falsas e irresponsáveis, estamos profundamente preocupados e solenemente protestamos contra os Estados Unidos", disse Lu Kang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, citado pela AFP.

Donald Trump, afirmou sexta-feira ter dado indicações ao secretário de Estado para adiar uma nova visita à Coreia do Norte, devido a progressos insuficientes na desnuclearização.

Na sua conta da rede social Twitter, Trump escreveu que não acredita que a China esteja a ajudar com o esforço para conter a Coreia do Norte, por causa da crescente pressão dos Estados Unidos sobre o comércio com a China.

Pompeo nomeou na quinta-feira para ser seu enviado especial à Coreia do Norte um director-executivo da Ford Motor Co., anunciando que os dois efectuariam uma viagem àquele país na próxima semana.

"Pedi a Pompeo para não ir à Coreia do Norte, nesta altura, porque sinto que não estamos a fazer progressos suficientes no que diz respeito à desnuclearização da Península Coreana".

Algumas avaliações independentes sugerem que Pyongyang tem até aumentado a sua actividade nuclear.