Evento, que teria entre 150 a 500 convidados, desencadeou uma onda de críticas numa altura em que os especialistas recomendam que os contactos sejam limitados.
O Ministério Público brasileiro anunciou a abertura de um inquérito à alegada festa de passagem de ano organizada pelo futebolista Neymar no Rio de Janeiro, quando a pandemia já fez quase 194 mil mortos no país.
O procurador do Rio de Janeiro disse, na quarta-feira, em comunicado, que tinha aberto uma investigação depois de ter recebido "várias queixas, baseadas em informações divulgadas pela imprensa, sobre eventos organizados pelo jogador Neymar".
O procurador pediu à estrela da seleção do Brasil e atacante do Paris Saint-Germain, assim como ao condomínio onde se situa a moradia e outro complexo residencial próximo, que fornecesse "detalhes urgentes" sobre "o número de convidados, organização das festas e quaisquer medidas de saúde tomadas".
Um assessor do jogador, contactado pela agência de notícias France-Presse (AFP), disse desconhecer se Neymar celebraria o dia de Ano Novo na casa em Mangaratiba, uma estância balnear a 130 quilómetros do Rio de Janeiro, ou se ficaria em Santa Catarina.
O jogador, que se manteve em silêncio até agora, publicou uma foto com um amigo num iate na praia de Santa Catarina, no sul do país.
O evento, que teria entre 150 a 500 convidados, desencadeou uma onda de críticas numa altura em que os especialistas recomendam que os contactos sejam limitados para evitar que a pandemia se agrave.
Legalmente, o estado do Rio de Janeiro não proíbe festas em casas particulares e a autarquia de Mangaratiba admitiu em comunicado que "não tem o poder" de intervir.
Ministério Público brasileiro investiga suposta festa de passagem de ano de Neymar
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.