Sábado – Pense por si

Milhares evacuadas devido a danos em barragem na Califórnia

As autoridades ordenaram no domingo a evacuação de milhares de pessoas no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, devido a danos detectados numa barragem

As autoridades ordenaram no domingo a retirada de milhares de pessoas no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, devido a danos detectados na barragem de Oroville, que se não forem resolvidos poderão inundar as zonas nas proximidades.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês) emitiu na noite de domingo um aviso de inundação pelo "potencial" colapso de uma secção da barragem de Oroville, situada a cerca de 250 quilómetros a nordeste de São Francisco.

As autoridades ordenaram a retirada dos residentes das localidades de Oroville, Palermo, Gridley, Thermalito, South Oroville, Oroville Dam, Oroville East e Wyandotte.

O diário Los Angeles Times informou que a causa do alerta foi a descoberta de uma fissura, com as autoridades a tentarem tapar o buraco com sacos de pedras e a tentarem reduzir o nível de água da barragem de Oroville para diminuir a pressão.

Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".