Marcelo Rebelo de Sousa aceitou convite de al-Sisi para visitar o Egipto

Lusa 21 de novembro de 2016
As mais lidas

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou: "É mais um passo no sentido do reforço da amizade entre dois povos, duas nações e também dois Estados"

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que aceitou um convite do seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, para fazer uma visita ao Egipto, ainda sem data marcada.

Nuno André Ferreira/Lusa
Marcelo Rebelo de Sousa falava no Palácio de Belém, em Lisboa, no final de uma reunião com o Presidente do Egito, que começou hoje uma visita de Estado de dois dias a Portugal.

"Agradeço o convite de sua excelência para visitar o Egipto, que já tive oportunidade de aceitar. Fixaremos oportunamente o momento adequado para concretizar esse passo", declarou o chefe de Estado português.

Com al-Sisi ao seu lado, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou: "É mais um passo no sentido do reforço da amizade entre dois povos, duas nações e também dois Estados".

No início da sua intervenção, o Presidente da República manifestou alegria por Portugal voltar a receber um Presidente egípcio "um quarto de século mais tarde", referindo que "a última visita tinha sido há 24 anos".

"É um sinal de alegria para Portugal, porque significa uma reaproximação positiva para os dois países", considerou.

No final, Marcelo Rebelo de Sousa quis "sublinhar o que esta visita pode significar de reforço das relações bilaterais, da colaboração nos mais diversos domínios culturais, económicos, sociais, políticos e estratégicos".

Seguiu-se uma intervenção de Abdel Fattah al-Sisi, após a qual não houve direito a perguntas por parte dos jornalistas.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais