Sábado – Pense por si

Luso-belga preso na República Centro-Africana: Governo está "em silêncio", diz família

Pedro Henrique Miranda
Pedro Henrique Miranda 16 de julho de 2024 às 07:00

Preso há quase dois meses, Joseph Figueira Martin está sem contacto com a família e com "condições deterioradas". Do Ministério dos Negócios Estrangeiros, não sabem nada há mais de um mês.

Passaram mais de sete semanas desde que Joseph Figueira Martin, trabalhador humanitário luso-belga residente em Tavira, foi detido em Zemio, na República Centro-Africana (RCA), acusado pelo governo local de espionagem, fornecimento de dinheiro e armas a rebeldes, e encorajamento de grupos armados à criação de um ramo terrorista internacional, bem como de incitamento ao ódio e rebelião.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.