Sábado – Pense por si

Joe Biden diagnosticado com cancro da próstata agressivo

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 18 de maio de 2025 às 21:14
As mais lidas

Ex-presidente dos EUA tem 82 anos.

O antigo presidente dos EUA Joe Biden foi diagnosticado com cancro da próstata agressivo, anunciou um porta-voz da sua equipa, este domingo. 

REUTERS/Nathan Howard

O diagnóstico foi feito na sexta-feira depois de ter sido descoberto um "pequeno nódulo" que exigiu uma "avaliação posterior". O antigo presidente norte-americano tinha registado alguns sintomas urinários. Segundo o comunicado, a doença está caracterizada "por uma pontuação 9 na escala de Gleason (Grupo de Grau 5) com metástases nos ossos".

"Apesar de representar uma forma mais agressiva da doença, o cancro parece ser sensível às hormonas o que permite um controlo efetivo", indicou o comunicado do porta-voz. "O presidente e a sua família estão a estudar alternativas de tratamento com os médicos".

Joe Biden de 82 anos deixou a presidência no início deste ano, depois de se ter afastado da reeleição após terem sido levantadas dúvidas em relação à sua saúde e capacidade mental para exercer o cargo. Acabou por ser a sua vice-presidente, Kamala Harris, a concorrer e a perder contra Donald Trump.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.