Sábado – Pense por si

Joe Biden diagnosticado com cancro da próstata agressivo

Ex-presidente dos EUA tem 82 anos.

O antigo presidente dos EUA Joe Biden foi diagnosticado com cancro da próstata agressivo, anunciou um porta-voz da sua equipa, este domingo. 

REUTERS/Nathan Howard

O diagnóstico foi feito na sexta-feira depois de ter sido descoberto um "pequeno nódulo" que exigiu uma "avaliação posterior". O antigo presidente norte-americano tinha registado alguns sintomas urinários. Segundo o comunicado, a doença está caracterizada "por uma pontuação 9 na escala de Gleason (Grupo de Grau 5) com metástases nos ossos".

"Apesar de representar uma forma mais agressiva da doença, o cancro parece ser sensível às hormonas o que permite um controlo efetivo", indicou o comunicado do porta-voz. "O presidente e a sua família estão a estudar alternativas de tratamento com os médicos".

Joe Biden de 82 anos deixou a presidência no início deste ano, depois de se ter afastado da reeleição após terem sido levantadas dúvidas em relação à sua saúde e capacidade mental para exercer o cargo. Acabou por ser a sua vice-presidente, Kamala Harris, a concorrer e a perder contra Donald Trump.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.