Sábado – Pense por si

Japão: Primeiro-ministro perto de novo mandato após ganhar partido

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi reeleito esta quinta-feira como presidente do Partido Liberal Democrático (PLD).

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi reeleito esta quinta-feira como presidente do Partido Liberal Democrático (PLD), abrindo caminho para mais um mandato de três anos à frente do Governo nipónico.

Nas eleições internas do PLD realizadas, Abe, de 63 anos, venceu facilmente o ex-ministro da defesa Shigery Ishida, que tentou desafiar o poder que o primeiro-ministro tem vindo a acumular há seis anos. O primeiro-ministro obteve 553 votos contra os 254 de Ishida.

Abe liderou o Governo japonês por menos de um ano, entre 2006 e 2007, e assumiu de novo o cargo a partir de 26 de setembro de 2012, sendo já o terceiro primeiro-ministro com o mandato mais longo desde a Segunda Guerra Mundial.

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.