Sábado – Pense por si

Japão: Primeiro-ministro perto de novo mandato após ganhar partido

20 de setembro de 2018 às 08:37
As mais lidas

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi reeleito esta quinta-feira como presidente do Partido Liberal Democrático (PLD).

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi reeleito esta quinta-feira como presidente do Partido Liberal Democrático (PLD), abrindo caminho para mais um mandato de três anos à frente do Governo nipónico.

Nas eleições internas do PLD realizadas, Abe, de 63 anos, venceu facilmente o ex-ministro da defesa Shigery Ishida, que tentou desafiar o poder que o primeiro-ministro tem vindo a acumular há seis anos. O primeiro-ministro obteve 553 votos contra os 254 de Ishida.

Abe liderou o Governo japonês por menos de um ano, entre 2006 e 2007, e assumiu de novo o cargo a partir de 26 de setembro de 2012, sendo já o terceiro primeiro-ministro com o mandato mais longo desde a Segunda Guerra Mundial.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.