Sábado – Pense por si

Israel lança operação de larga escala na Cisjordânia

Pelo menos nove palestinianos morreram na sequência desta operação militar levada a cabo pelas tropas israelitas.

O exército de Israel lançou uma operação de larga escala no norte da Cisjordânia que deverá durar vários dias, de acordo com a imprensa israelita. Pelo menos nove palestinianos já morreram na operação, segundo a Reuters, que cita o ministério da Saúde da Autoridade Palestiniana. Anteriormente, o Crescente Vermelho tinha apontado para dez mortos.

A operação está sobretudo focada na área de Tulkarem, mas também há operações a decorrer em Jenin e Far’a. O governador de Jenin, Kamal Abu al-Rub, revelou numa rádio palestiniana que as forças israelitas cercaram a cidade, bloquearam as saídas e os pontos de entrada, assim como o acesso a hospitais

Israel justifica esta operação com uma explosão com bomba em Telavive na semana passada. O ataque foi reivindicado pelo Hamas no qual um bombista suicida se fez explodir, ferindo uma pessoa.

REUTERS/Mussa Qawasma
Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.