Sábado – Pense por si

Homens armados sequestram pelo menos dez pessoas no México

As vítimas estavam no bar do restaurante La Leche, numa zona de hotéis de luxo da cidade

Homens armados entraram num bar na cidade turística mexicana de Puerto Vallarta, na segunda-feira, e sequestraram pelo menos dez pessoas, informou o Ministério Público, ligando o caso a conflitos entre gangues rivais.

Os homens chegaram em carrinhaspick-up de madrugada e sequestraram as vítimas que estavam no bar do restaurante La Leche, numa zona de hotéis de luxo da cidade, informou o gabinete da procuradoria do estado de Jalisco, em comunicado, citando testemunhas.

O procurador Eduardo Almaguer indicou que entre "dez e 12" pessoas tinham sido sequestradas.

"Há uma forte suspeita que [as vítimas] sejam membros de um grupo criminoso. Não eram turistas ou cidadãos com actividades legais", disse aos jornalistas. "Acreditamos que os sequestradores eram membros de um grupo rival", disse.

Quatro carros de luxo, que se acredita serem das vítimas, foram encontrados abandonados no exterior do restaurante.

Puerto Vallarta é onde está instalado o cartel de droga Jalisco New Generation, que emergiu em 2010 após a morte do líder do cartel local Sinaloa, Ignacio "Nacho" Coronel.

O Jalisco New Generation tornou-se um dos gangues mais poderosos do México, sendo responsáveis por vários ataques violentos nos últimos meses.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.