NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Monique Baptista Aguiar já foi nomeada para outro cargo, mas esta foi suspensa devido a falta de qualificação para a função.
O Governo brasileiro nomeou na segunda-feira a 'blogger' de turismo Monique Baptista Aguiar para um cargo de coordenação da Fundação Nacional de Artes (Funarte), importante órgão de fomento artístico no país.
A nomeação foi publicada em Diário Oficial da União e assinada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que atribuiu a Monique o cargo de coordenadora de Projetos Especiais, da direção-executiva da Funarte.
Segundo a imprensa local, a 'blogger' já tinha sido nomeada em abril para um cargo de coordenação técnica no Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional do Estado do Rio de Janeiro (Iphan), mas teve a nomeação suspensa cerca de dois meses depois por falta de qualificação para a função.
O Ministério do Turismo indicou aos jornais brasileiros que a ‘blogger’ "cumpre os requisitos estabelecidos por lei para assumir a função e, portanto, está apta a assumir o cargo" na Funarte.
Monique Baptista Aguiar usa as redes sociais para dar sugestões de passeios, de cultura, gastronomia, entre outros temas.
A Funarte é uma das fundações mais importantes de fomento à arte no Brasil, através da concessão de prémios e concursos, publicados em editais. Contudo, a direção tem estado envolta em polémica desde que o atual Governo, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, tomou posse, em janeiro de 2019.
Em maio passado, o Governo brasileiro revogou a nomeação do maestro Dante Mantovani, que associou o 'rock' ao aborto e ao satanismo, para presidir a Funarte, horas depois de ter sido nomeado.
Maestro e mestre em Linguística, Mantovani ficou conhecido por ter declarado num vídeo, no canal da rede de partilha de conteúdos Youtube, que o "'rock' ativa a droga, que ativa o sexo, que ativa a indústria do aborto" e que "a indústria do aborto, por sua vez, alimenta uma coisa muito mais pesada que é o satanismo".
Desde que Bolsonaro tomou posse, a comunidade artística brasileira tem denunciado uma alegada "guerra contra o marxismo cultural" lançada pelo Presidente e apoiantes, que declaram ser contra tudo que não se encaixa nos "valores conservadores cristãos".
Além de nomeações polémicas, o executivo brasileiro também rebaixou a pasta da cultura ao estatuto de secretaria, inicialmente vinculada ao Ministério da Cidadania e agora subordinada ao Ministério do Turismo.
Governo brasileiro nomeia blogger de turismo para coordenar Fundação Nacional de Artes
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
No Estado do Minnesota, nos EUA, na última semana, mais um ataque civil a civis — desta vez à escola católica Annunciation, em Minneapolis, durante a missa da manhã, no dia de regresso às aulas.
O famoso caso do “cartel da banca” morreu, como esperado, com a prescrição. Foi uma vitória tremenda da mais cara litigância de desgaste. A perda é coletiva.
A Cimeira do Alasca retirou dúvidas a quem ainda as pudesse ter: Trump não tem dimensão para travar a agressão de Putin na Ucrânia. Possivelmente, também não tem vontade. Mas sobretudo, não tem capacidade.
As palavras de Trump, levadas até às últimas consequências, apontam para outro destino - a tirania. Os europeus conhecem bem esse destino porque aprenderam com a sua miserável história.