Sábado – Pense por si

Coreia do Norte "pronta" para permitir visitas de inspectores internacionais

Pompeo revelou que os inspectores internacionais serão autorizados a visitar o local dos testes nucleares desmantelado por Pyongyang após um encontro com Kim Jong un.

O chefe da diplomacia norte-americano, Mike Pompeo, anunciou, esta segunda-feira, que os inspectores internacionais serão autorizados a visitar o local dos testes nucleares desmantelado por Pyongyang após um encontro com Kim Jong un.

O secretário de Estado dos EUA encontrou-se com o líder norte-coreano no domingo, na capital norte-coreana com o objectivo de relançar as negociações de desnuclearização e depois de um encontro histórico em Junho entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e Kim Jong un.

"O presidente Kim disse que estava pronto para permitir que eles regressassem ao local de testes nucleares de Punggye-ri", disse Pompeo. A Coreia do Norte desmantelou este local subterrâneo em Maio, mas ainda não tinha permitido o acesso de observadores internacionais para verificar se estava efectivamente inoperante.

O local incluía vários túneis escavados sob uma montanha de granito de 2 mil metros de altura no norte de Hamqyong, uma província do nordeste da fronteira com a China.

Esta é a quarta viagem do secretário de estado norte-americano à Coreia do Norte enquanto parece tomar forma um acordo entre os dois países.