Sábado – Pense por si

Cerceda, a cidade espanhola com recolher obrigatório por um vizinho

Diogo Camilo
Diogo Camilo 04 de maio de 2020 às 10:29

A partir do último sábado, apenas os concelhos de Espanha com menos de 5.000 habitantes não têm limites para passeios ou desporto na rua. Com 5.001 residentes, Cerceda ficou no limbo entre a flexibilidade e as restrições.

A partir do último sábado, e para evitar uma nova escalada de casos da Covid-19, o Governo de Espanha decretou um recolher obrigatório para os passeios na rua e a prática de desporto ao ar livre. Mas com uma exceção: municípios com menos de 5.000 pessoas não estariam regidos pelas mesmas regras porque, segundo o ministro da Saúde, Salvador Illa, "não seriam capazes de produzir ajuntamentos". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.