Sábado – Pense por si

"As crianças das gaiolas vão ser os americanos de amanhã"

Lucília Galha
Lucília Galha 01 de julho de 2018 às 08:00

Lisa Matos é perita externa do Gabinete Europeu de Apoio em matéria de asilo e trabalhou na fronteira entre os Estados Unidos e o México

A directora do programa de tratamento de tortura da Health Right International, em Nova Iorque, no âmbito das populações  refugiadas, Lisa Matos, revela que em matéria de asilo Portugal tem uma grande abertura para o acolhimento de refugiados. A especialista, a tirar um doutoramento em Psicologia Clínica, diz que as pessoas não vão deixar de fugir. "Fazem o que quer que seja para salvar as suas vidas." 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.