Sábado – Pense por si

António Guterres: “ONU está pronta para mobilizar recursos e salvar vidas em Mariupol”

Sofia Oliveira com Leonor Riso 26 de abril de 2022 às 14:01

Em conferência de imprensa ao lado do ministro russo Lavrov, o secretário-geral da ONU adiantou que em Donbass, na Ucrânia, está acontecer uma “batalha violenta”.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reuniu-se hoje com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, para discutir a guerra na Ucrânia. António Guterres afirmou que seria um "mensageiro de paz" e que o objetivo seria diminuir o sofrimento causado pela guerra.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).