Sábado – Pense por si

A SÁBADO acompanhou a primeira missão de Paulo Portas depois de deixar a política

Rui Hortelão
Rui Hortelão 27 de novembro de 2016 às 08:09

O agora vice-presidente da Câmara de Comércio iniciou em Cuba um novo ciclo de vida. Ali sente-se em casa e é tratado pelo regime comunista com um carinho especial

É o primeiro grande momento da missão empresarial organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) a Cuba, a única reunião bilateral em que participarão todos os presentes. A estreia oficial do seu mais recente vice-presidente: Paulo Portas. Mas apenas naquele papel, porque é o próprio presidente da Câmara de Comércio da República de Cuba (CCRC), Orlando Hernández Guillén, quem abre o encontro recordando e agradecendo a visita oficial a Havana do então vice-primeiro- ministro português, em Novembro de 2014. De resto, Portas aparenta estar tão à vontade na diplomacia dos negócios como na da política. Chega de fato, mas com o casaco na mão – a camisa e a gravata são já suficientemente penosas em dia de temperatura e humidade elevadíssimas. Toma a iniciativa de o pendurar na cadeira e arregaça as mangas logo que a reunião começa, solicitando permissão para que os restantes portugueses, também eles no clássico traje executivo europeu, possam fazer o mesmo. Está realmente muito abafado, mas são poucos os que aproveitam a oportunidade. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.