Secções
Entrar

Zelensky: "Temos o desejo de ver as nossas crianças vivas. Penso que é justo"

Leonor Riso 01 de março de 2022 às 12:25

O presidente ucraniano discursou perante o Parlamento Europeu e acabou a ser aplaudido de pé.

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky discursou esta terça-feira perante o Parlamento Europeu, através de videoconferência. O líder da Ucrânia, que desde quinta-feira está a ser invadida pela Rússia, apelou à União Europeia que prove que está com a Ucrânia. "A União Europeia será muito mais forte connosco, isso é uma certeza. Sem vocês, a Ucrânia será solitária."

EPA/STEPHANIE LECOCQ

"Provem que estão connosco. Provem que não nos nos vão deixar ir. Provem que são verdadeiramente europeus e depois a vida ganhará à morte e a luz vencerá a escuridão. Glória à Ucrânia", apelou.

Ao longo do seu discurso, Zelensky acrescentou que os ucranianos estão a lutar para serem membros iguais da Europa. "Milhares de mortos, duas revoluções, uma guerra e cinco dias completos de invasão."

"A Rússia está a atingir crianças ucranianas", acusou. "Temos um desejo de ver as nossas crianças vivas, penso que é justo. Estamos a lutar pela sobrevivênica. Estamos a lutar para sermos membros iguais da Europa."

"Ninguém nos vai quebrar", prometeu. O presidente afirmou ainda que a Ucrânia está a dar as suas melhores pessoas pelo desejo de serem tratados como iguais.

O discurso terminou com uma ovação de pé. 

Esta terça-feira, serão discutidas mais sanções contra a Rússia, com a votação a ser esperada na quarta-feira.

Parlamento Europeu vai defender Ucrânia como estado candidato à UE
A presidente do Parlamento Europeu apoiou hoje a atribuição à Ucrânia do estatuto de candidato à União Europeia (UE), após a invasão russa, vincando querer "enfrentar o futuro" com o país e apoiando-o "na luta pela sobrevivência".

"Reconhecemos a perspetiva europeia da Ucrânia. Como a nossa resolução [que será hoje debate] afirma claramente, congratulamo-nos com a candidatura da Ucrânia ao estatuto de candidato [à UE] e, trabalharemos em prol desse objetivo", salientou Roberta Metsola.

Intervindo em Bruxelas na sessão plenária extraordinária da assembleia europeia dedicada aos confrontos na Ucrânia, devido à invasão russa do país na semana passada, a líder do Parlamento Europeu afincou: "Temos de enfrentar o futuro juntos".

Dirigindo-se ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que participou na ocasião com uma mensagem por videoconferência, Roberta Metsola assegurou que "a Europa está pronta a ir ainda mais longe", nomeadamente após as pesadas sanções impostas nos últimos dias.

O Parlamento Europeu vai hoje adotar uma resolução sobre a "agressão russa contra a Ucrânia", ocasião na qual defenderá a concessão à Ucrânia do estatuto de país candidato à adesão. A resolução será votada após o debate no hemiciclo de Bruxelas.

Na segunda-feira, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou o pedido formal para a entrada do país na UE, tendo Bruxelas recordado que "há um procedimento a respeitar", complexo e moroso.

Com Lusa 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela