Secções
Entrar

Zelensky e outros líderes congratulam Trump pelo "maior regresso da história"

Diogo Barreto 06 de novembro de 2024 às 08:37

Orbán, Netanyahu e Macron foram dos primeiros líderes mundiais a dar os parabéns a Donald Trump pela vitória nas eleições. Marcelo e Montenegro também já felicitaram Trump.

Volodymyr Zelensky foi um dos primeiros líderes mundiais a felicitar Donald Trump pela vitória (ainda não certificada) nas eleições desta quarta-feira. "Parabéns a Donald Trump na sua vitória eleitoral impressionante", escreveu na rede social X (antigo Twitter).

O presidente ucraniano recordou a "excelente reunião" que teve com Trump em setembro, quando os dois discutiram "em pormenor a parceria estratégica" entre os dois países.

Durante a campanha eleitoral Donald Trump criticou várias vezes o volume de ajuda que os Estados Unidos deram à Ucrânia e prometeu que acabaria a guerra com a Rússia em poucos dias. "Aprecio o compromisso do Presidente Trump com a abordagem da ‘paz através da força’ nos assuntos externos. Este é exatamente o princípio que na prática pode tornar mais próxima a paz na Ucrânia", afirmou ainda Zelensky.

REUTERS/Callaghan O'Hare

Também Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e Luís Montenegro, o primeiro-ministro português, congratularam Donald Trump pela vitória, fazendo votos de aprofundamento de relações entre Portugal e os Estados Unidos.

Emmanuel Macron, o presidente francês, deu também os parabéns a Donald Turmp pela vitória e mostrou-se "pronto para trabalhar juntos" como fizeram durante quatro anos, escreveu na X. Momentos depois fez uma nova publicação onde afirmava ter falado com Olaf Scholz, o chanceler alemão, e que os dois tinham acordado "trabalhar por uma Europa mais unida, mais forte e mais soberana no novo contexto". Segundo a Agence France-Presse, e tendo em conta o que pode significar a vitória republicana para as relações entre os Estados Unidos e a Europa, França declarou que a Europa "deve assumir o controlo do seu destino".

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, deu também os parabéns ao "querido Donald". "O seu regresso histórico à Casa Branca proporciona um novo começo para a América e um poderoso regresso ao compromisso com a grande aliança entre Israel e a América", afirmou o líder israelita.

Igualmente Viktor Orbán, o primeiro-ministro da Hungria, elogiou aquele que considera ser o "maior regresso da história política" norte-americana. "Uma vitória necessária para o mundo", descreveu.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela