Secções
Entrar

Zelensky acredita que guerra pode acabar em 2023

Leonor Riso 14 de maio de 2023 às 11:48

Presidente ucraniano está na Alemanha, onde se encontrou com Olaf Scholz. Berlim frisa que a Rússia deve retirar as suas tropas e que o conflito não pode ficar congelado.

Depois da sua passagem por Itália, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está na Alemanha onde se encontrou com o chanceler Olaf Scholz e com o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier. 

REUTERS/Lisi Niesner

Em conferência de imprensa, Olaf Scholz considerou que a visita de Zelensky a Berlim envia "um sinal forte" e que a Alemanha vai apoiar a Ucrânia "enquanto for necessário". Aliás, o país anunciou o envio de um pacote de ajuda militar no valor de 2.7 mil milhões de euros para a Ucrânia. Berlim mantém-se com os seus parceiros "para que a Rússia seja responsabilizada pelas suas más acções", prometeu o chanceler. E apesar de Kiev estar pronta para a paz, isso nao pode significar congelar o conflito e aceitar uma paz ditada pela Rússia. "A Rússia tem que retirar as suas tropas, não funcionará de outra forma", frisou Olaf Scholz. 

No mesmo momento, o presidente ucraniano considerou que Kiev e os seus parceiros ocidentais podem tornar a derrota da Rússia "irreversível" este ano e agradeceu o apoio militar à Ucrânia. "Agora é a altura para nós determinarmos o fim da guerra já este ano, podemos tornar a derrota do agressor irreversível ainda este ano", atentou Volodymyr Zelensky. 

A Ucrânia está pronta para discutir as propostas externas pela paz, mas as mesmas devem basear-se na posição de Kiev e no seu próprio plano de paz, explicou o presidente ucraniano. "A guerra está a acontecer no território do nosso país e por isso qualquer plano de paz deve basear-se nas propostas da Ucrânia", justificou. 

A Ucrânia deverá lançar uma contraofensiva nas próximas semanas, para tentar reconquistar territórios no este e no sul que se encontram sob domínio russo. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela