Secções
Entrar

Vitória para Boris Johnson. Eleições antecipadas no Reino Unido a 12 de dezembro

29 de outubro de 2019 às 20:24

Parlamento chumbou a proposta de ir às urnas a 9 de dezembro, como preferia o Partido Trabalhador. Primeiro-ministro britânico consegue mesmo realizar ato eleitoral antecipado. com o Brexit ainda como pano de fundo.

O parlamento do Reino Unido aprovou a realização de eleições antecipadas a 12 de dezembro, com 438 votos a favor e 20 contra - a medida precisava apenas de maioria simples (320 deputados). Antes de aprovar esta data para as eleições gerais antecipadas, numa votação realizada esta terça-feira, os deputados britânicos rejeitaram que as mesmas fossem realizadas a 9 do mesmo mês como preferia o Partido Trabalhador. Esta foi a quarta vez que o atual governo do Partido Conservador tentou marcar eleições antecipadas.

Segue-se a votação na especialidade, que deverá passar sem dificuldades, permite a passagem do texto para a Câmara dos Lordes e depois a promulgação nos próximos dias. A dissolução do parlamento deverá ocorrer no final do dia de 06 de novembro, pois tem de ocorrer 25 dias úteis, equivalente a cinco semanas, antes da data das eleições, para decorrer a campanha eleitoral.

Já se sabia que a ida às urnas seria aprovada, pois Jeremy Corbyn, líder do principal partido da oposição no Reino Unido, garantiu que os labour aceitavam a proposta do primeiro-ministro britânico, Boris Johson, uma vez que foi afastado o cenário de um Brexit sem acordo.

"Durante os próximos três meses, a nossa condição de excluir uma saída sem acordo está cumprida", dado que a União Europeia (UE) aceitou adiar a saída do Reino Unido, disse Corbyn numa reunião com o "gabinete sombra" do partido. O líder trabalhista prometeu lançar "a campanha mais ambiciosa e mais radical que o país alguma vez viu para uma verdadeira mudança".

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, viu na segunda-feira a sua proposta para eleições antecipadas a 12 de dezembro ser chumbada pelo parlamento e anunciou que voltaria a tentar hoje. O Partido Trabalhista absteve-se na votação, em que a proposta do primeiro-ministro recebeu 299 votos a favor e apenas 70 contra, não atingindo o patamar exigido de dois terços dos votos da Câmara dos Comuns (434 deputados).

Boris Johnson anunciou então que o governo apresentaria ainda na noite de segunda-feira uma proposta de lei para serem convocadas eleições legislativas a 12 de dezembro, procedimento que apenas requer uma maioria simples.

A União Europeia (UE) aceitou na segunda-feira um novo adiamento do Brexit, até 31 de janeiro, oferecendo ao Reino Unido a possibilidade de abandonar mais cedo o bloco caso o parlamento ratifique o Acordo de Saída.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela