Secções
Entrar

Vitimas de abusos na igreja chilena ascendem a 245

11 de novembro de 2018 às 13:53

Em dois meses, aumentaram quase todos os números de investigados: agora há oito bispos, 105 sacerdotes, 5 diáconos, 29 religiosos (não sacerdotes), 10 leigos e 21 pessoas não identificadas.

As investigações sobre casos de abuso sexual na Igreja do Chile levaram à abertura de 139 processos que indiciam a existência de 245 vítimas, estando em investigação um total de 190 pessoas desde Maio.

O número foi avançado à agência EFE por fontes das autoridades chilenas.

Em comparação com os números divulgados pela Procuradoria Geral da República na quinta-feira, que continha dados actualizados a partir de 24 de Outubro, 15 novos casos foram abertos, 12 novos nomes foram incluídos e 22 novas vítimas foram adicionadas

O Ministério Público do Chile anunciou hoje que subiu de 178 para 222 o número de alegadas vítimas de abusos sexuais praticados por elementos do clero ao longo de anos.

Esta actualização dos números relaciona-se com o aumento gradual das denúncias recebidas pelos diferentes promotores do Chile sobre a participação de pessoas relacionadas ao clero em casos alegados de abuso sexual, poder, confiança, pedofilia ou ocultação.

Em dois meses, aumentaram quase todos os números de investigados: agora há oito bispos, 105 sacerdotes, 5 diáconos, 29 religiosos (não sacerdotes), 10 leigos e 21 pessoas não identificadas.

No início de Agosto, num gesto de transparência da Igreja chilena, a Conferência Episcopal do Chile (CECh) publicou uma lista com os nomes de bispos, sacerdotes e diáconos condenados, pela Justiça Civil ou Canónica por abuso sexual de menores.

Essa informação também foi actualizada a 31 de Outubro havendo agora registo de um total de 47 sentenças (mais 3) que envolvem dois bispos, 42 sacerdotes e 2 diáconos.

Esses novos dados foram divulgados a poucos dias do início da Assembleia Plenária da CECh, que se reunirá em Santiago a partir da próxima segunda-feira.

Durante cinco dias, os bispos e administradores apostólicos das diferentes dioceses do Chile irão analisar decisões e compromissos adoptados em Agosto sobre abusos sexuais.

O papa Francisco aceitou a renúncia de sete bispos chilenos, depois de em maio último os 34 bispos do país terem apresentaram a sua renúncia ao pontífice, reconhecendo que cometeram "sérios erros e omissões".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela