Secções
Entrar

Visita de Trump a Portugal ainda não está confirmada

19 de julho de 2019 às 17:03

Marcelo Rebelo de Sousa convidou formalmente o presidente norte-americano em novembro do ano passado. Mas a embaixada dos EUA em Lisboa garante não estar a planear uma visita "neste momento".

A embaixada dosEUAem Lisboa não confirma a possibilidade de visita do presidente Donald Trump a Portugal, depois de o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa o ter formalmente convidado, em novembro do ano passado.

Em declarações à Lusa, um porta-voz da embaixada disse que aquela representação "não está a planear uma visita do presidente Trump aLisboaneste momento" e remeteu mais informação sobre viagens do presidente Trump para a Casa Branca.

ACasa Brancanão respondeu às perguntas da Lusa.

Confirmada está a presença deDonald Trumpna Polónia, no último dia de agosto, para participar em comemorações organizadas pelo Governo polaco.

Na passada segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa disse que, em novembro passado, em Paris, convidou formalmente Donald Trump para visitar Portugal, que lhe respondeu estar "muito interessado", retribuindo um encontro com o Presidente português em Washington, em junho do ano passado.

Contudo,Marcelo Rebelo de Sousadisse que, até agora, "não há confirmação nenhuma" da presença do Presidente norte-americano em Portugal.

O gabinete do secretário de Estado para os Assuntos Consulares, Carl Risch, que visitou Lisboa esta semana, disse à Lusa que esta viagem não se prende com a preparação de uma eventual visita de Trump a Portugal, de que não tinha conhecimento, remetendo qualquer confirmação para a Casa Branca.

Carl Risch esteve esta semana em Lisboa e em Madrid, para observar as operações consulares e reunir com diplomatas portugueses e espanhóis para discutir matérias relacionadas com protocolos de emigração legal para os Estados Unidos.

Fontes do Governo norte-americano explicaram que a Casa Branca, na gestão de Donald Trump, tem por prática confirmar visitas a países estrangeiros com uma antecedência de duas ou três semanas.

Assim, se se confirmarem os rumores da visita no final de agosto, o Governo norte-americano apenas a deverá confirmar em meados desse mês.

O Governo polaco já confirmou que Donald Trump visitará a Polónia, aterrando a 31 de agosto em Varsóvia, para participar nas cerimónias que marcam os 80 anos da invasão da Alemanha nazi, em setembro de 1939, o que significa que no final de agosto o Presidente norte-americano estará na Europa.

Desde as eleições presidenciais portuguesas de 1976, quase todos os chefes de Estado norte-americanos realizaram visitas oficiais a Portugal. Jimmy Carter, em junho de 1980, Ronald Reagan, em maio de 1985, Bill Clinton, entre maio e junho do ano 2000, e Barack Obama, em novembro de 2010.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela