Secções
Entrar

Vaticano permite que homens gays frequentem seminários

Diogo Barreto 10 de janeiro de 2025 às 20:18

Homossexuais podem frequentar os seminários desde que mantenham o celibato, explica a Conferência de Bispos Italianos

A Conferência de Bispos Italianos aprovou diretrizes que permitem a entrada de homens homossexuais nos seminários na condição que mantenham o celibato. As regras anteriores não proibiam a frequência de seminários por parte de homossexuais, desde que não tivessem "tendências profundas".

REUTERS

As novas regras fazem parte de um documento com orientações e normas para os seminários, publicadas na quinta-feira no site da Conferência Episcopal Italiana. Anteriormente o Papa Francisco tinha defendido que homens gay não deviam ser admitidos nos seminários devido ao risco de viverem uma "vida dupla".

O documento determina que os diretores dos seminários devem considerar a orientação sexual de um candidato ao sacerdócio apenas como um aspeto da personalidade e não como motivo de exclusão.

Os bispos aprovaram o documento em novembro e as novas normas são válidas por um período experimental de três anos.

O ano passado Papa Francisco pediu desculpa por ter utilizado uma palavra altamente ofensiva para com os homossexuais. Na altura o líder da Igreja Católica descreveu os colégios sacerdotais como estando já demasiado cheios de "frociaggine", um termo italiano ofensivo para referências à comunidade LGBT+. 

"O Papa Francisco tem conhecimento dos artigos recentemente publicados sobre uma conversa, à porta fechada, com os bispos da Conferência Episcopal Italiana. Como ele afirmou em várias ocasiões, na Igreja há lugar para todos, para todos! Ninguém é inútil, ninguém é supérfluo, há lugar para todos. Tal como nós somos, todos nós", disse o Vaticano em comunicado na altura. "O Papa nunca teve a intenção de ofender ou de se exprimir em termos homofóbicos, e pede desculpa a quem se sentiu ofendido pelo uso de um termo relatado por outros".

O Papa tem sido creditado por liderar a Igreja Católica Romana a adotar uma abordagem mais acolhedora em relação à comunidade LGBT+. Em 2023 autorizou os padres a abençoar casais do mesmo sexo, o que motivou uma resposta conservadora agressiva contra a decisão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela