Secções
Entrar

UNICEF: Mais 368 mil crianças em risco devido ao Kenneth

27 de abril de 2019 às 21:05

Ciclone Kenneth é a segunda grande tempestade a atingir o país em menos de seis semanas. Já fez pelo menos cinco mortos.

Mais 368.000 crianças estão em risco emMoçambiquee poderão necessitar de apoio devido ao cicloneKenneth, a segunda grande tempestade a atingir o país em menos de seis semanas, indicou hoje aUNICEF.

O ciclone chegou na quinta-feira ao norte de Moçambique, à província de Cabo Delgado, classificado com a categoria quatro, a segunda mais grave, com ventos contínuos de 225 quilómetros por hora e rajadas de 270 quilómetros por hora, anunciou hoje o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitário (OCHA).

"Cabo Delgado não tem história de ciclones e estamos muito preocupados que as comunidades na zona não estivessem preparadas para a escala da tempestade, que coloca as crianças e as famílias numa posição muito precária", disse Michel Le Pechoux, o representante adjunto em Moçambique do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), citado no comunicado da agência.

"O solo está saturado e os rios já estão cheios, por isso a emergência provavelmente piorará com as inundações nos próximos dias. Estamos a fazer tudo o que podemos para arranjar equipas e auxílio no terreno para manter as pessoas em segurança", adiantou.

Segundo o comunicado, o número de deslocados também constitui uma preocupação dado o Kenneth ter "destruído até 90% das habitações em algumas aldeias".

O número de mortos provocados pela passagem do ciclone , no norte de Moçambique, aumentou para cinco, revelou hoje.

O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, disse hoje que o ciclone já causou cinco mortos em Moçambique.

O Kenneth destruiu parcial ou totalmente quase 3.500 casas e provocou a queda da ponte sobre o rio Muangamula.

Segundo a UNICEF, trata-se da primeira vez desde que há registos que dois fortes ciclones atingem Moçambique na mesma época. O Kenneth segue-se ao Idai, que chegou ao país a 14 de março e deixou mais de 600 mortos e cerca de 1,85 milhões de pessoas a necessitarem de ajuda.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela