Secções
Entrar

União Europeia reabre fronteiras a turistas completamente vacinados

Diogo Camilo 19 de maio de 2021 às 15:13

Atualmente, só pessoas de 7 países podiam entrar na UE, com ou sem vacinação completa. Decisão permite voos de passageiros provenientes do Reino Unido, mas Portugal já tinha levantado a restrição na segunda-feira.

Os países da União Europeia decidiram esta quarta-feira aliviar as restrições de voo impostas a turistas de países fora da UE devido à pandemia da covid-19, em antecipação à temporada turística do verão, adiantaram duas fontes europeias àReuters.

Portugal Covid-19 Reuters

Embaixadores de 27 países da União Europeia - entre eles Portugal - aprovaram a proposta de 3 de maio da Comissão Europeia para o alívio dos critérios que determinam quais são os países "seguros" e para deixar entrar no espaço europeu os turistas que já tenham completado a vacinação. 

A nova lista de critérios deverá ser publicada e entrar em vigor no final desta semana ou no início da próxima, com o Reino Unido, por exemplo, a encaixar nos critérios do Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças. Portugal tinha levantado na segunda-feira uma proibição de voos de passageiros provenientes do Reino Unido que durou quatro meses.

Um dos países que fica de fora ainda são os Estados Unidos da América, embora norte-americanos vacinados possam viajar.

Segundo as atuais restrições, apenas pessoas de sete países - incluindo Austrália, Israel e Singapura - podem entrar no espaço europeu de férias, independentemente se já completaram a vacinação.

A proibição prende-se com um limite de 25 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes nas duas semanas anteriores ao voo no país em causa, com a Comissão a propor aumentar o limite para 100 novos casos por 100 mil pessoas a 14 dias e os embaixadores a optarem por um limite de incidência de 75.

Para que pessoas já vacinadas tenham acesso à União Europeia, terão de ter recebido uma vacina aprovada pela União Europeia - Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson -, excluindo assim as vacinas chinesas e russas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela