Secções
Entrar

União Europeia prepara-se para processar AstraZeneca

Leonor Riso 22 de abril de 2021 às 17:25

Países-membros concordam com ação legal. Farmacêutica não vai cumprir acordo de entrega de vacinas que tinha com a Comissão Europeia.


A União Europeia está a preparar-se para processar a empresa farmacêutica AstraZeneca devido aos cortes de fornecimento de vacinas contra a covid-19 ao bloco, avançam a agência Reuters e ositePolitico.

John Thys/Pool via REUTERS

A tomada de posição pode marcar mais um passo nos planos comunitários para cortar relações com a empresa anglo-sueca. Bruxelas manifestou várias vezes revolta face aos cortes às encomendas de vacinas, o que causou atrasos no programa de vacinação na União Europeia.

De acordo com as duas fontes, vários Estados-membros foram contactados e são a favor de que a AstraZeneca seja processada.

Até junho, a AstraZeneca espera entregar 300 milhões de doses da sua vacina. Contudo, em março revelou que só conseguiria entregar um terço dessa quantidade. Nesse mês, a União Europeia enviou uma carta à empresa, um primeiro passo para uma ação legal.

Ursula von der Leyen demonstrou o seu desapontamento com a empresa na mesma altura. "Infelizmente a AstraZeneca produziu e entregou menos que o esperado. E dolorosamente, claro, reduziu a velocidade da campanha de vacinação", afirmou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela