Secções
Entrar

Ucrânia reclama ataque a depósito de combustíveis na Rússia

Lusa 24 de agosto de 2024 às 15:05

Ataque coincide com o Dia da Independência da Ucrânia, que o presidente assinalou, avisando que a guerra está "de volta" à Rússia e acrescentando que Moscovo "vai saber o que é a retaliação".

A Ucrânia reclamou este sábado um ataque a um depósito de munições na região de Voronezh, no oeste da Rússia.

"No dia 24 de agosto, o pessoal de informações do Ministério da Defesa da Ucrânia (DIU) atingiu com sucesso um depósito de munições localizado perto de Ostrogosk, na região de Voronezh, na Rússia", disse a unidade da "secreta ucraniana" ucraniana.

O ataque coincide com o Dia da Independência da Ucrânia, que o presidente assinalou, avisando que a guerra está "de volta" à Rússia e acrescentando que Moscovo "vai saber o que é a retaliação".

Zelensky deixou uma mensagem de otimismo quanto ao desfecho da guerra iniciada pela Rússia em fevereiro de 2022.

"A Rússia queria destruir-nos", mas a guerra "voltou para casa", sublinhou o chefe de Estado ucraniano, num vídeo que afirmou ter sido gravado na zona fronteiriça de onde Kiev lançou uma incursão surpresa contra as tropas de Moscovo.

Desde 06 de agosto, Kiev enviou milhares de soldados para a região fronteiriça russa de Kursk, conquistando dezenas de cidades e várias centenas de quilómetros quadrados, ao mesmo tempo que as duas partes recorrem a bombardeamentos para atingir infraestruturas vitais.

Por seu lado, as tropas russas continuam a ganhar terreno no leste da Ucrânia e afirmam que continuam a infligir pesadas perdas aos ucranianos e a impedir as suas tentativas de penetração no território em profundidade.

Desde o início da ofensiva ucraniana na Rússia, mais de 130.000 pessoas fugiram dos combates e dos bombardeamentos, segundo as autoridades da região de Kursk. Pelo menos 31 civis foram mortos e 143 ficaram feridos, de acordo com a agência noticiosa estatal russa TASS.

REUTERS/Stringer
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela