Secções
Entrar

Trump diz que muitos norte-americanos gostariam de ter um ditador

Lusa 25 de agosto de 2025 às 22:33

Trump avisou: "Se queimar uma bandeira, apanha um ano de prisão, sem possibilidade de liberdade condicional".

 O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta segunda-feira que muitos norte-americanos "gostariam de ter um ditador", enquanto garantiu que ele próprio não é um.
Trump sugere ter um ditador e pune quem queima bandeira dos EUA
"Muitas pessoas estão a dizer 'talvez gostássemos de ter um ditador'. Eu não gosto de ditadores. Não sou um ditador. Sou um homem muito sensato e inteligente", disse o Presidente norte-americano, acusado pelos opositores de autoritarismo nas políticas de imigração e segurança. "Envia-se os militares e, em vez de o felicitarem, acusam-no de invadir a república", disse, referindo-se à decisão de enviar a Guarda Nacional para as ruas de Washington para operações policiais. Durante uma longa e improvisada conferência de imprensa na Sala Oval, que se centrou em questões de segurança e recriminações contra os adversários, Trump assinou um decreto que insta os procuradores federais a apresentarem acusações criminais contra qualquer pessoa que queime a bandeira norte-americana, especialmente durante manifestações ou protestos. Isto apesar de o Supremo Tribunal, em 1989, ter decidido que tal ato se enquadra na liberdade de expressão, um direito fundamental protegido pela Constituição. Para Trump, a bandeira "é o símbolo mais sagrado e estimado da América e da liberdade, independência e força norte-americanas". "A bandeira americana é um símbolo especial na nossa vida nacional que deve unir e representar todos os americanos de todas as origens e estilos de vida", argumentou, por isso, "profaná-la é particularmente ofensivo e provocador". "É uma declaração de desprezo, hostilidade e violência contra a nossa nação: a mais clara expressão de oposição à união política que preserva os nossos direitos, liberdade e segurança. Queimar esta representação da América poderia incitar violência e agitação", defendeu. Trump avisou: "Se queimar uma bandeira, apanha um ano de prisão, sem possibilidade de liberdade condicional".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela