Secções
Entrar

Trump diz que estão a ser negociados contratos para “dividir” terras na Ucrânia

Lusa 22 de março de 2025 às 10:16

Em declarações aos jornalistas na Sala Oval da Casa Branca, o Presidente reiterou ainda que é possível alcançar um cessar-fogo num futuro próximo.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta sexta-feira que estão a ser negociados "contratos" para "dividir" terras na Ucrânia como parte de um acordo final para acabar com a guerra.

Donald Trump AP Photo/Jacquelyn Martin

Em declarações aos jornalistas na Sala Oval da Casa Branca, o Presidente reiterou ainda que é possível alcançar um cessar-fogo num futuro próximo.

"Penso que em breve teremos um cessar-fogo total e depois teremos um contrato. O contrato está a ser negociado neste momento. O contrato em termos de divisão da terra, etc., etc., está a ser negociado neste preciso momento", acrescentou.

Desde o seu regresso à Casa Branca, em 20 de janeiro, Trump rompeu com a posição que os Estados Unidos mantiveram durante o mandato do Presidente Joe Biden (2021-2025), que se baseava no apoio total à Ucrânia com sanções a Moscovo, envio de armas e a ideia de que qualquer acordo de paz tinha de ser negociado pelos ucranianos.

Trump deixou claro que quer acabar com o fornecimento de armas à Ucrânia e estabeleceu as suas próprias condições para um acordo de paz, ficando do lado de Moscovo em questões como a aspiração da Ucrânia a aderir à NATO ou o seu objetivo de recuperar todos os seus territórios.

Já em fevereiro, Trump afirmou que a adesão da Ucrânia à NATO é "impraticável" e considerou "improvável" que o país consiga recuperar todo o território que a Rússia lhe retirou desde 2014, incluindo a península da Crimeia.

As suas declarações de hoje surgem depois de ter falado por telefone esta semana com o Presidente russo Vladimir Putin e o Presidente ucraniano Volodymir Zelenski para tentar mediar a implementação de um cessar-fogo.

Estas declarações surgem depois de Trump, na quinta-feira, ter anunciado que os Estados Unidos vão assinar "muito rapidamente" um acordo com a Ucrânia sobre os minerais e as terras raras, que são muito procurados pelos norte-americanos, anunciou hoje o Presidente Donald Trump.

"Estamos a assinar acordos para libertar minerais, terras raras e muitas outras coisas em vários locais do mundo, incluindo a Ucrânia", sublinhou o chefe de Estado norte-americano durante uma cerimónia na Casa Branca.

"Uma das coisas que faremos muito rapidamente é concluir um acordo sobre as terras raras da Ucrânia, que são incrivelmente valiosas", acrescentou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela