Secções
Entrar

Trump anula reembolso de métodos de contracepção

06 de outubro de 2017 às 20:35

A administração de Donald Trump anulou uma disposição legal que obrigava as entidades empregadoras a incluir métodos de contracepção na cobertura dos planos de saúde.

A administração norte-americana liderada por Donald Trump anulou hoje uma disposição legal que obrigava as entidades empregadoras a incluir métodos de contracepção na cobertura dos planos de saúde oferecidos aos respectivos trabalhadores.

1 de 6
Foto: Reuters
Foto: Andrew Harrer/Bloomberg via Getty Images
Foto: Andrew Harrer/Bloomberg via Getty Images
Foto: Andrew Harrer/Bloomberg via Getty Images
Foto: Olivier Douliery/Reuters
Rex Tillerson Trump
Foto: REUTERS/Joshua Roberts

A decisão de Trump representa um duro golpe na lei de saúde que foi promovida pelo ex-Presidente Barack Obama, que ficou conhecida como 'Obamacare', uma vez que alarga o regime de excepção da disposição, já aplicado a instituições religiosas, a todas as empresas comerciais.

O novo regulamento "alarga as excepções para proteger as convicções morais de certas entidades e indivíduos, cuja cobertura de saúde está sujeita à disposição sobre contracepção" do 'Obamacare', precisou um comunicado publicado pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos.

Esta nova medida poderá afectar milhões de mulheres norte-americanas, cujos métodos de contracepção são integralmente reembolsados pelas respectivas entidades empregadoras ao abrigo do 'Obamacare", a reforma do sistema de saúde que foi uma das bandeiras políticas de Barack Obama e que o actual Presidente prometeu revogar.

A disposição agora anulada era objecto de duras críticas por parte de grupos conservadores, que contestavam a medida desde a promulgação da lei em 2010.

Após uma longa batalha legal, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos deu razão, em 2014, a duas empresas que recusaram, em nome das suas convicções religiosas, cumprir a lei.

Em maio passado, Donald Trump assinou um decreto sobre a liberdade religiosa que previa, nomeadamente em decisões da própria administração norte-americana, a aplicação da figura de "objecção de consciência" em matérias relacionadas com a contracepção.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela