Secções
Entrar

Todos os poderes públicos ficam subordinados à Assembleia Constituinte

10 de agosto de 2017 às 22:39

Segundo Delcy Rodríguez os pontos foram aprovados pelos 545 membros e estabelece que aquele organismo "poderá decretar medidas sobre os órgãos do Poder Público"

A presidente da nova Assembleia Constituinte (AC), Delcy Rodríguez anunciou hoje que foi aprovado um decreto constituinte que estabelece que todos os poderes públicos ficam subordinados àquele organismo.

"Aprovaram-se dois pontos, o primeiro deles um decreto constituinte para poder legislar com as distintas ramas do poder público constituído. A AC veio sarar o país", disse, durante uma intervenção transmitida pela televisão estatal venezuelana.

Segundo Delcy Rodríguez os pontos foram aprovados pelos 545 membros da AC e estabelece que aquele organismo "poderá decretar medidas sobre os órgãos do Poder Público".

"Todos os organismos do Estado estão subordinados às decisões da AC. Devem acatar as leis e os decretos, estão obrigados a cumprir e a fazer cumprir os actos jurídicos que emanem da AC, a fim de preservar a paz e a tranquilidade pública, a soberania e independência nacional, a estabilidade do sistema socioeconómico, financeiro e a garantia efectiva dos desejos de todo o povo venezuelanos", explicou.

Segundo Delcy Rodríguez ficou estabelecido que "a AC poderá limitar a decisão de cessação das actividades das autoridades que conformam o poder público".

Por outro lado, chamou a eliminar "as expressões de intolerância" e chamar a paz, a "sarar as feridas que deixou a violência nas ruas" vincando que a AC "é um instrumento que prometeu" o Presidente Nicolás Maduro para "a reconciliação nacional".

Composta por 545 membros a AC foi eleita a 30 de Julho último, numas eleições boicotadas pela oposição que não participou no processo por considerar que foi convocada de maneira ilegítima.

Foi instalada a 04 de Agosto último, no meio de denúncias de fraude eleitoral, e é presidida pela ex-ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez.

Um dia depois, naquela que foi a sua primeira sessão, aprovou estender de seis para dois anos o período em que estará activa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela