Secções
Entrar

TikTok acedeu indevidamente aos dados de duas jornalistas dos EUA

Leonor Riso 23 de dezembro de 2022 às 19:27

Revelação surge quando o país se prepara para proibir o uso da app, detida por uma empresa chinesa, em equipamentos do governo.

Funcionários da empresa-mãe da app TikTok obtiveram ilegalmente os dados de utilizadores norte-americanos, incluindo de duas jornalistas. A conclusão é de uma investigação interna que surge numa altura em que os EUA se preparam para proibir o uso da app em aparelhos do governo federal, para evitar a partilha indevida de dados com a China.

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

De acordo com o jornal The New York Times, funcionários de uma equipa da empresa ByteDance quiseram encontrar as fontes que passaram informação sobre conversas internas e documentos a jornalistas. Então, acederam aos endereços IP e dados das duas jornalistas e de algumas pessoas a eles ligadas através das suas contas de TikTok. Contudo, não conseguiram encontrar essas fontes.

Os quatro funcionários envolvidos neste acesso indevido foram despedidos: dois trabalhavam nos Estados Unidos e os outros dois, na China. A ByteDance reestruturou a sua equipa de auditoria interna e risco, a que pertenciam os funcionários, e removeu o acesso do departamento a dados de norte-americanos.

Entretanto, mais de doze estados já baniram o TikTok dos aparelhos ligados ao governo, e a empresa está em negociações com a administração Biden para aplicar medidas de segurança e privacidade que impeçam o acesso aos dados pela China e pela ByteDance. Receiam que informações sobre a geolocalização, hábitos e interesses dos cidadãos norte-americanos podem estar disponíveis para o governo chinês.

As duas jornalistas afetadas foram Emily Baker-White e Cristina Criddle. A revista Forbes, que avançou com a história sobre o acesso indevido, garante que mais jornalistas foram afetados. Em resposta, a ByteDance diz não ter encontrado esses indícios mas indicou que vai rever os dados.

Para agradar aos EUA, a ByteDance passou os dados dos utilizadores norte-americanos para uma nuvem da empresa norte-americana Oracle.

Nos EUA, o TikTok conta com 130 milhões de utilizadores.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela