Secções
Entrar

Terramoto no norte do Afeganistão mata pelo menos vinte pessoas

Débora Calheiros Lourenço 03 de novembro de 2025 às 10:12

O porta-voz da agência de gestão de desastres do Afeganistão disse que a maioria dos feridos sofreu ferimentos leves e recebeu alta depois de uma avaliação inicial.

Um terramoto de magnitude de 6,3 escala de Richter atingiu o norte do Afeganistão nas primeiras horas desta segunda-feira, matando pelo menos vinte pessoas e deixando mais de 300 feridas.  
Vídeo mostra área mais afetada pelo terramoto no Afeganistão que fez pelo menos 20 mortos
Segundo o Ministério da Defesa afegão as equipas de resgate e ajuda humanitária chegaram às áreas afetadas pelo terremoto nas províncias de Balkh e Samangan, que foram as mais afetadas, e iniciaram as operações de resgate, incluindo o transporte de feridos e a prestação de auxílio às famílias.   Sharafat Zaman, porta-voz do Ministério da Saúde Pública, afirmou que o terremoto matou pelo menos vinte pessoas e feriu outras 320, já Yousaf Hammad, porta-voz da agência de gestão de desastres do Afeganistão, disse que a maioria dos feridos sofreu ferimentos leves e recebeu alta depois de uma avaliação inicial.   O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o epicentro do terremoto está localizado a 22 quilómetros a sudoeste da cidade de Khulm e que ocorreu às 00h59 a uma profundidade de 28 quilómetros.   Imagens divulgadas nas redes sociais mostram danos à histórica Mesquita Azul, na cidade de Mazar-e-Sharif. Apesar de vários tijolos terem caído das paredes, a estrutura das paredes permaneceu intacta. O local é um dos marcos venerados do Afeganistão e um importante ponto de encontro durante festivais islâmicos e culturais.   O terremoto também foi sentido em Cabul e várias outras províncias do Afeganistão, com menos intensidade.   Nos últimos anos o Afeganistão tem sido vítima de uma série de terremotos nos últimos anos e o país, empobrecido e sob a governação dos Talibãs, enfrenta dificuldades para responder a estes desastres naturais, especialmente nas regiões mais remotas, onde as construções são ainda mais precárias. O mais recente foi a 7 de outubro quando um terremoto com a magnitude de 6,3 originou pelo menos quatro mil mortos, antes disso a 31 de agosto um terremoto de magnitude de 6 afetou a zona leste, perto da fronteira com o Paquistão, matando mais de 2.200 pessoas  
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela