Secções
Entrar

Teerão diz que ataque dos EUA foi "golpe irreparável" no Tratado de Não-Proliferação

Jornal de Negócios 23 de junho de 2025 às 11:29

O Irão e os Estados Unidos tinham reuniões de negociação agendadas que acabaram por ser suspensas quando Israel lançou, a 13 de junho, uma ofensiva militar contra o regime de Teerão.

O Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNPN) sofreu um "golpe irreparável" durante o fim de semana com os ataques dos Estados Unidos, disse esta segunda-feira o enviado iraniano à Agência Internacional de Energia Atómica, Reza Najafi.

Representante do Irão discursa sobre o impacto do ataque dos EUA no Tratado de Não-Proliferação

O responsável iraniano classificou a participação de Washington nos ataques como "um acto de agressão" que "desferiu um golpe irreparável no regime internacional de não-proliferação, mostrando de forma conclusiva que o atual enquadramento do TNPN é ineficaz".

Najafi não especificou se Teerão pondera retirar-se do Tratado, o que significaria que a agência nuclear da ONU não poderia continuar a inspecionar as instalações nucleares do Irão.

Durante o fim de semana os EUA lançaram uma vasta operação militar visando três instalações nucleares no país: Fordow, Natanz e Isfahan. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que essas instalações foram "obliteradas".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela