Teerão diz que ataque dos EUA foi "golpe irreparável" no Tratado de Não-Proliferação
O Irão e os Estados Unidos tinham reuniões de negociação agendadas que acabaram por ser suspensas quando Israel lançou, a 13 de junho, uma ofensiva militar contra o regime de Teerão.
O Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNPN) sofreu um "golpe irreparável" durante o fim de semana com os ataques dos Estados Unidos, disse esta segunda-feira o enviado iraniano à Agência Internacional de Energia Atómica, Reza Najafi.
O responsável iraniano classificou a participação de Washington nos ataques como "um acto de agressão" que "desferiu um golpe irreparável no regime internacional de não-proliferação, mostrando de forma conclusiva que o atual enquadramento do TNPN é ineficaz".
Najafi não especificou se Teerão pondera retirar-se do Tratado, o que significaria que a agência nuclear da ONU não poderia continuar a inspecionar as instalações nucleares do Irão.
Durante o fim de semana os EUA lançaram uma vasta operação militar visando três instalações nucleares no país: Fordow, Natanz e Isfahan. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que essas instalações foram "obliteradas".
Edições do Dia
Boas leituras!