Secções
Entrar

Taiwan rejeita apelo da China para reunificação

02 de janeiro de 2019 às 13:10

A líder taiwanesa, Tsai Ing-wen, rejeitou o apelo de Xi Jinping para uma reunificação pacífica com a China comunista, sob a política "um país, dois sistemas".

A líder taiwanesa, Tsai Ing-wen, rejeitou hoje o apelo do presidente chinês, Xi Jinping, para uma reunificação pacífica com a China comunista, sob a política "um país, dois sistemas", que vigora em Macau e Hong Kong.

Tsai afirmou que Pequim se deve "conformar com a existência" da República de Taiwan, em declarações à imprensa, na sequência de um discurso no qual Xi avisou que ninguém pode parar a reunificação.

O princípio 'um país, dois sistemas' garante autonomia às regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong, exceto em questões de defesa e relações externas.

Pequim considera Taiwan uma província chinesa, e defende a "reunificação pacífica", mas ameaça "usar a força", caso a ilha declare independência.

Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois do Partido Comunista tomar o poder no continente em 1949, assume-se como República da China, e funciona como uma entidade política soberana.

Num discurso dirigido a Taipé, Xi voltou a avisar que a China "tomará todas as medidas necessárias" contra "forças externas" e "separatistas" que se oponham à reunificação pacífica.

Mas Tsai garantiu que o povo taiwanês "deseja manter-se autónomo" face à República Popular da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela