Secções
Entrar

Suspeito de atropelamento na Alemanha já tinha feito ameaças de ataques em 2013

Luana Augusto 22 de dezembro de 2024 às 15:44

Ameaça que prometia atrair a atenção internacional foi feita por telefone e, na altura, Taleb Al-Abdulmohsen terá ainda feito referência a um ataque com recurso a explosivos, que ocorreu nos EUA,  e que vitimou três pessoas e feriu mais de 200.

O alegado autor do ataque ao mercado de Natal de Magdeburgo, na Alemanha, aparentemente já havia alertado para um possível ato terrorista, em 2013, noticia este domingo a imprensa alemã.

REUTERS/Axel Schmidt

Taleb Al-Abdulmohsen, como é identificado, terá entrado em disputa com a associação médica do estado alemão, segundo o Ministério do Interior de Mecklembrugo-Pomerânia Ocidental. "O reconhecimento dos resultados dos exames" realizados "durante a sua formação especializada" foi o que provavelmente terá originado esta ameaça, aponta a revistaDer Spiegel.

Sabe-se que a ameaça terá sido realizada por telefone e que, na altura, o suspeito terá ameaçado com ações que poderiam atrair a atenção internacional. Segundo a revista, Taleb chegou até mesmo a referir-se a um ataque à maratona de Boston, EUA, que ocorreu a 15 de abril de 2013. Neste ataque, dois islamistas mataram três pessoas e feriram mais de 260 com dispositivos explosivos de fabricação própria.

Perante esta ameaça, as autoridades revistaram o seu apartamento, assim como os meios eletrónicos. No entanto, de acordo com o Ministério do Interior, não foram encontradas quaisquer evidências de uma "preparação real para um ataque".

Em setembro deste mesmo ano, o tribunal distrital de Rostock viria a condenar Taleb a uma multa de 90 taxas diárias de dez euros, por "perturbar a paz pública ao ameaçar cometer crimes". Sabe-se também que após esta ameaça Taleb voltou a chamar a atenção das autoridades.

Em janeiro de 2014 compareceu no seu escritório em Stralsund - onde viveu entre outubro de 2011 e janeiro de 2016 -, para pedir apoio financeiro. Segundo aDer Spiegel, terá também ameaçado em fazer algo que fosse lembrado por muito tempo. "Ele também teria ameaçado com suicídio", acrescenta a revista.

Mais tarde, em outubro de 2014, segundo o Ministério do Interior, queixou-se às autoridades judiciais do veredicto do tribunal de Rostock e fez comentários "insultuosos" sobre os juízes. Em setembro de 2015 foi a vez de ligar para a chancelaria para reclamar sobre a decisão do tribunal. Segundo o ministro do Interior, Christian Pegel, Taleb Al-Abdulmohsen acabou por não ser identificado como uma ameaça.

Na sexta-feiro, 20 de janeiro, um BMW preto passou a alta velocidade pelo mercado de Natal de Magdeburgo, na Alemanha. Cinco pessoas morreram e 200 ficaram feridas.

As autoridades alemãs detiveram de imediato o suspeito do ataque que estaria ao lado do veículo. Está agora sob custódia e já foi interrogado no sábado.

Taleb Al-Abdulmohsen é o principal suspeito deste ataque. Sabe-se que a Arábia Saudita já o havia acusado de terrorismo e contrabando de mulheres. Além disso, o país emitiu um alerta às autoridades alemãs, devido a publicações radicais deste homem nas suas redes sociais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela