Secções
Entrar

Suécia prolonga por mais um mês controlos fronteiriços

07 de abril de 2016 às 20:07

Para o executivo de Estocolmo, as condições que implicaram a imposição dos controlos, necessários para manter a ordem pública e segurança interna, permanecem em vigor

O Governo sueco decidiu prolongar por mais um mês, até 8 de maio, os controlos fronteiriços provisórios introduzidos em Novembro para reduzir o fluxo de requerentes de asilo. De acordo com um comunicado do Executivo de Estocolmo esta quinta-feira, as condições que implicaram a imposição dos controlos, necessários para manter a ordem pública e segurança interna, permanecem em vigor.

Em Janeiro, a Suécia impôs outra medida adicional para reduzir os fluxos migratórios e exigiu às companhias de transporte que efectuem um controlo de identidade de todos os passageiros que cheguem ao país por comboio, autocarro, ou por via marítima desde a Dinamarca, com a ameaça de multas em caso de incumprimento.

A Dinamarca reagiu no próprio dia e recorreu à mesma cláusula do acordo de Schengen para restabelecer os controlos aleatórios na sua fronteira com a Alemanha.

Em 2015 a Suécia recebeu 163.000 pedidos de asilo, o número mais elevado 'percapita' de toda a União Europeia e o dobro dos registados em 2014, implicando o fim da tradicional e generosa política de asilo praticada pelo Governo de coligação entre sociais-democratas e ecologistas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela