Sismo na Turquia: recém-nascido e mãe salvos após quatro dias nos escombros
Até ao momento estão confirmadas mais de 21 mil mortos, 17.674 na Turquia e 3.377 na Síria, originados pelo sismo que ocorreu na madrugada de segunda-feira e que foi seguido de várias réplicas com intensidades elevadas.
Um bebé com 10 dias e a sua mãe estão agora a salvo depois de terem passado cerca de 90 horas nos escombros de uma estrutura em ruínas na província de Hatay, no sul da Turquia.
As imagens que estão a percorrer as redes sociais mostram a criança a ser retirada cuidadosamente durante a noite.
Yagiz, o recém-nascido foi fotografado enrolado num cobertor térmico e de seguida foi transportado por uma ambulância para receber tratamento no hospital mais próximo. Já a mãe foi retirada numa maca e até ao momento não há informações sobre o estado de saúde de ambos.
As imagens captadas pela agência Reuters mostram que também foi resgatado um homem, no entanto não está claro se teria alguma ligação a esta mulher e ao bebé.
À medida que as horas passam a esperança de se encontrarem mais sobreviventes vai diminuindo, especialmente devido às temperaturas negativas que se fazem sentir durante a noite e o tempo que vai passando sem que as vítimas encarceradas tenham acesso a água e comida. No entanto, as equipas de resgate, nacionais e internacionais, continuam a trabalhar na Turquia e na Síria.
O presidente da câmara de Istambul fez uma publicação no Twitter sobre este resgate e partilhou que o mesmo ocorreu na cidade de Samandag.
Até ao momento estão confirmados mais de 21 mil mortos, 17.674 na Turquia e 3.377 na Síria, originados pelo sismo que ocorreu na madrugada de segunda-feira e originou centenas de réplicas.
Começa também a ser considerada agora a possibilidade de existir uma catástrofe secundária nos dois países uma vez que centenas de pessoas ficaram sem abrigo, água, aquecimento e eletricidade, devido a uma quebra em todo o sistema de abastecimentos. O presidente turco, Recap Tayyip Erdogan, já descreveu o sismo como "o desastre do século".
Edições do Dia
Boas leituras!