Sismo de 7,4 em Taiwan faz sete mortos
Pelo menos 700 pessoas ficaram feridas e mais de 300 mil casas ficaram sem eletricidade. Autoridades afirmam que as instalações nucleares da ilha não sofreram danos.
Pelo menos sete pessoas morreram esta quarta-feira e 711 ficaram feridas na sequência de um terramoto de 7,4 na escala de Richter que atingiu o Taiwan. Pelo menos 77 pessoas estão presas sob os escombros. Este foi o maior sismo registado na região nos últimos 25 anos.
Segundo o Corpo Nacional de Bombeiros de Taiwan, todas as mortes ocorreram na região de Hualien, a mais próxima do epicentro do sismo, no leste. Três das vítimas morreram e mais de 40 ficaram feridas enquanto faziam uma caminhada no trilho Taroko Dekaron, no município de Xiulin. Uma outra pessoa morreu após o veículo que conduzia ter sido atingido pela queda de pedras perto de um túnel.
A Comissão de Segurança Nuclear de Taiwan avançou que as instalações nucleares da ilha não sofreram danos. As autoridades de Taiwan disseram que mais de 300 mil casas ficaram sem eletricidade, embora o fornecimento já tenha sido restabelecido em cerca de 70% das habitações.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o epicentro do sismo localizou-se cerca de 18 km ao sul da cidade de Hualien, em Taiwan, a 34,8 km de profundidade. O sismo ocorreu por volta das 9h00 (1h00 em Lisboa) e foi sentido também em algumas cidades japonesas e chinesas, como na província de Fujian, no sudeste chinês.
Chegaram a ser emitidos alertas de risco de tsunamitanto para o Taiwan como para países vizinhos, como o Japão, mas que foram entretanto removidos.
Edições do Dia
Boas leituras!