Secções
Entrar

Sete detidos na posse de pontas de marfim e pele de leopardo em Moçambique

07 de dezembro de 2020 às 17:07

Dos sete detidos, dois são professores de escolas locais, um funcionário público e os outros são agricultores.

A polícia moçambicana deteve sete pessoas, incluindo dois professores, quando tentavam vender duas pontas de marfim e pele de leopardo na província de Sofala, no centro do país, disse esta segunda-feira à Lusa fonte da corporação.

O grupo foi detido na última semana, no distrito de Dondo, onde pretendiam vender os produtos, mas os animais terão sido caçados no distrito de Muanza, também naquela província, disse o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala, Daniel Macuácua.

Segundo as autoridades, o grupo trazia seis quilos de marfim, produto que pretendia vender, cada quilo, por seis mil meticais (66 euros), enquanto que a pele de leopardo seria vendida por 20 mil meticais (222 euros).

Dos sete detidos, dois são professores de escolas locais, um funcionário público e os outros são agricultores.

"O auto já está lavrado, acredito que já tenham sido encaminhados para o primeiro interrogatório", concluiu Daniel Macuácua, acrescentando que a detenção resulta de um trabalho conjunto entre a PRM, o Serviço Nacional de Investigação Criminal e fiscais da Administração Nacional das Áreas de Conservação.

A caça furtiva em Moçambique tem sido uma grave ameaça à vida selvagem no país, tendo reduzido drasticamente algumas espécies, segundo dados oficiais.

De acordo com os últimos dados da Administração Nacional das Áreas de Conservação, desde 2009, o país perdeu pelo menos dez mil elefantes e, só na Reserva do Niassa, com uma extensão de 42.400 quilómetros quadrados, o número total desta espécie passou de 12.000 para 4.400 em três anos (entre 2011 e 2014).

Relatórios mais recentes indicam que o país perdeu, entre 2011 e 2016, 48% da população de elefantes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela