Secções
Entrar

Semana decisiva para a Ucrânia? O que vai ser negociado na Arábia Saudita

Débora Calheiros Lourenço 11 de março de 2025 às 07:00

O principal objetivo de Donald Trump é conseguir acabar com a guerra, independentemente do que isso significar para a segurança na Ucrânia, ao mesmo tempo que garante um acordo para explorar as terras raras ucranianas.

A Arábia Saudita vai ser, esta terça-feira, palco para mais uma iniciativa diplomática, desta vez entre os Estados Unidos e a Ucrânia, a primeira vez que os líderes dos dois países se vão reunir depois da visita do presidente Volodymyr Zelensky à Casa Branca, que culminou com ahumilhação do ucraniano perante os jornalistas.  

REUTERS/Brian Snyder

Apesar de ser, à primeira vista, um destino pouco provável para as negociações para a paz, a Arábia Saudita tem crescido como o local ideal para os diplomatas ucranianos e russos se sentarem à mesa das negociações (mesmo que não seja ao mesmo tempo). As negociações vão ocorrer na cidade portuária de Jaddah.

Além da discutir a guerra na Ucrânia, as autoridades dos Estados Unidos esperam conseguir alcançar um acordo sobre a exploração de terras raras na Ucrânia. Acordo que Kiev espera que garanta o apoio militar para sobreviver à invasão russa, que se arrasta há três anos.

Zelensky - que não vai estar na mesa de negociações - chegou à Arábia Saudita na segunda-feira e antes da viagem garantiu: "Continuamos a trabalhar nas etapas relevantes com os nossos parceiros que querem a paz, que a querem tanto como nós. Haverá muito trabalho aqui na Europa, mas também na América e na Arábia Saudita".

Nas redes sociais, o líder ucraniano também avançou que iria ser acompanhado pelo seu chefe de gabinete Andriy Yermak, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Andriy Sybiha, e o ministro da Defesa, Rustem Umerov. Já do lado norte-americano só é conhecido o nome de Marco Rubio, que vai liderar a equipa americana.

No domingo, Donald Trump mostrou-se confiante: "Acho que eventualmente, e talvez não num futuro distante, vão existir resultados muito bons vindo da Arábia Saudita".

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, também comentou a reunião, mas deixou um alerta: "Não importa o que estamos à espera. Importa o que os Estados Unidos estão à espera".

O principal objetivo de Donald Trump é conseguir um acordo que permita acabar com a guerra, independentemente do resultado para a segurança na Ucrânia. Além disso, o líder norte-americano está interessando nas terras raras, com um grande número de minerais críticos, que existem na Ucrânia e é esperado que um acordo a este nível possa acelerar as negociações de paz, ou pelo menos levar os norte-americanos a darem garantias de segurança a Kiev.

Ainda assim, a Europa, que foi mais uma vez deixada de fora da mesa de negociações, continua cética e tem-se mantido, aparentemente, unida num esforço de aumentar a sua autonomia a nível da Defesa, que inclui a defesa da Ucrânia.

Um novo ator mundial? 

Desde que assumiu o poder, em 2017, que o príncipe Mohammad bin Salman assumiu uma postura muito agressiva em relação ao exterior. A sua popularidade assumiu o ponto mais baixo com o assassinato do colunista do Washington Post Jamal Khashoggi, em 2018.

No entanto, nos últimos dois anos começou um esforço para alterar a perceção do exterior relativamente à Arábia Saudita, assumindo-se como uma força dominante no Médio Oriente, e envolvendo-se em negociações sobre as guerras no Sudão, Faixa de Gaza e mais recentemente na Ucrânia.

O governo autocrático sem grande contestação, os meios de comunicação complacentes com o sistema e a distância da guerra tornam possível que as conversas ocorram com mais privacidade e longe dos holofotes.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela