Secções
Entrar

Salvini impede barco com 65 migrantes de atracar em Lampedusa

07 de julho de 2019 às 10:30

39 menores estão a bordo da embarcação. "Não queríamos arriscar", explicou o diretor da missão do barco Alan Kurdi.

O barco Alan Kurdi, da Organização Não-Governamental Sea Eye, dirige-se hoje para Malta com 65 migrantes a bordo, após receber um decreto do ministro do Interior italiano com a proibição expressa de atracar na ilha de Lampedusa.

"Percebemos que a Itália está disposta a impedir a entrada nos seus portos de dois barcos, até que a situação se torne insuportável para os seus capitães. Esta ação governamental irresponsável mostra-nos o que nos esperava em Lampedusa. Não queríamos arriscar", explicou o diretor da missão, Gorden Isler, em declarações à revista "Der Spiegel".

"Por isso, dirigimo-nos para Malta. Parece-me impensável que ali nos tratem como [o ministro Mateo] Salvini trata os barcos que salvam pessoas", acrescentou.

O Alan Kurdi resgatou na quinta-feira, em águas internacionais, 65 migrantes, entre os quais 39 menores, e rumou para Lampedusa na noite de sexta-feira.

No sábado, recebeu a bordo agentes da polícia aduaneira italiana, que entregaram à tripulação o decreto de Salvini.

O incidente aconteceu poucos dias depois de o Sea Watch 3, outro barco da ONG, ter atracado em Lampedusa contra as ordens expressas das autoridades italianas.

A capitã do barco, Carola Rackete, foi detida e posteriormente libertada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela