Secções
Entrar

Rússia trava fornecimento de gás à Dinamarca

Leonor Riso 31 de maio de 2022 às 17:28

Duas empresas não pagaram em rublos como exigido pela Rússia. Fornecimento só será restabelecido quando tal ocorrer, indica a Gazprom.

A empresa russa Gazprom anunciou que vai cortar o fornecimento de gás às empresas Orsted e Shell Energy da Dinamarca depois de ambas as empresas não terem pago o gás em rublos. 

O corte terá efeitos a partir de 1 de junho. 

REUTERS/Dado Ruvic

A Rússia já cortou o fornecimento de gás à Polónia, Bulgária, Finlândia e Países Baixos, por também terem recusado pagar em rublos através de contas que teriam que ser abertas em bancos russos. 

Esta segunda-feira, a Orsted indicou que a Gazprom podia parar com o fornecimento, mas tal não poria em risco as reservas de gás da Dinamarca. 

A Shell Energy Europe também não aceitou o pagamento em rublos pelo gás que é entregue à Alemanha. O contrato estipulava um fornecimento de 1.2 mil milhões de metros cúbicos anuais. 

Segundo a Gazprom, as duas empresas falharam e as entregas só serão restabelecidas quando pagarem de acordo com as exigências russas. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela