Secções
Entrar

Rússia acusa EUA de política perigosa após sanções

02 de agosto de 2017 às 21:46

"É uma linha política de vistas curtas e até mesmo perigosa que se arrisca a minar a estabilidade [em todo o mundo]", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo acusou hoje Washington de realizar uma política perigosa e míope, após a promulgação pelo presidente Donald Trump de novas sanções contra a Rússia.

"É uma linha política de vistas curtas e até mesmo perigosa que se arrisca a minar a estabilidade [em todo o mundo]", afirmou o ministro num comunicado hoje divulgado e citado pela agência France Presse.

O ministro acrescentou que Moscovo já demonstrou que não deixará sem resposta "actos hostis", reservando o "direito de outras medidas de represália".

O responsável pela diplomacia russa apelou a Washington para entender que "nenhuma ameaça nem tentativa de pressão forçará a Rússia a mudar a sua política ou a sacrificar" os seus interesses.

De acordo com o comunicado, a Rússia está "aberta à cooperação com os Estados Unidos nas áreas que considera úteis" para a segurança internacional, nomeadamente no que respeita a conflitos regionais.

"Mas uma cooperação frutuosa só é possível se os políticos em Washington pararem de olhar para o mundo através do prisma (...) da 'exclusividade norte-americana", acrescenta o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promulgou hoje, apesar das suas reservas, as novas sanções económicas contra a Rússia, aprovadas pelo Congresso para punir Moscovo pela ingerência nas eleições presidenciais norte-americanas, anunciou a Casa Branca.

Tais sanções, que surgem também em consequência da anexação da Crimeia e devido a ingerência russa na Ucrânia, incidem nomeadamente sobre o sector energético russo.

Além de uma resposta imediata das autoridades russas, elas provocaram igualmente críticas no interior da União Europeia, que teme pelo seu abastecimento de gás e condena uma acção unilateral.

O diploma inclui ainda sanções contra o Irão e a Coreia do Norte.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela