Secções
Entrar

Reino Unido. Projeções dão vitória aos Trabalhistas de Keir Starmer

Leonor Riso 04 de julho de 2024 às 22:06

O líder do Partido Trabalhista prepara-se para suceder a Rishi Sunak, cujo partido Conservador deverá sofrer uma pesada derrota.

Keir Starmerserá o próximo primeiro-ministro do Reino Unido e o seu Partido Trabalhista deverá conquistar uma supermaioria nas eleições britânicas, apontam as primeiras sondagens à boca das urnas citadas pela Reuters.

REUTERS/Maja Smiejkowska

Espera-se que os Trabalhistas conquistem cerca de 410 lugares no parlamento de 650 lugares, acabando com 14 anos de governo Conservador e conferindo uma pesada derrota ao partido de Rishi Sunak.

Trata-se de uma vitória esmagadora. O partido Conservador deverá manter 131 lugares, abaixo dos 346 que tinha quando o parlamento foi dissolvido. Segundo a Reuters, os eleitores castigaram os Conservadores pela crise de custo de vida, pela instabilidade e pelos problemas internos do partido que resultaram em cinco primeiros-ministros diferentes desde 2016.

Os Liberais Democratas deverão ter 61 lugares, e o partido de extrema-direita de Neil Farage, o Reform UK, 13.

Apesar do número assinalável dado pelas projeções, fica atrás do resultado alcançado por Tony Blair em 1997, quando conquistou 418 lugares pelos Trabalhistas. 

Os resultados oficiais são esperados dentro de algumas horas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela