Secções
Entrar

Quem é Casey Means, a escolha de Trump para cirurgiã-geral dos Estados Unidos?

Débora Calheiros Lourenço 08 de maio de 2025 às 13:14

A médica tem uma relação próxima com o atual chefe do departamento de saúde Robert F Kennedy Jr, apesar de evitar falar sobre as suas opiniões mais controversas publicamente.

Casey Means é uma médica norte-americana que se tornou influenciadora digital partilhando dicas de bem-estar e que agora foi indicada por Donald Trump para o cargo de cirurgião-geral dos Estados Unidos.

Ben Curtis/ AP

O presidente norte-americano afirmou numa publicação nas redes sociais que Means tem as "credenciais MAHA impecáveis", fazendo referência aosloganMake America Healthy Again (Tornar a América Saudável Novamente), considerando-a a pessoa indicada para erradicar as doenças crónicas e melhorar a saúde e o bem-estar dos americanos.

A médica tem uma relação próxima com o atualchefe do departamento de saúdeRobert F Kennedy Jr. Na realidade, ela e o seu irmão, Calley Means, foram os principais conselheiros da candidatura presidencial de Kennedy em 2024 e ajudaram a geriro seu apoio a Trumpdepois de desistir da corrida à Casa Branca.

Casey Means não tem experiência governamental e apesar de ser formada em medicina abandonou o seu programa de residência em cirurgia depois de afirmar que estava desiludida com a medicina tradicional. Mais tarde, fundou uma empresa de tecnologia relacionada com a saúde, a Levels, que se tem focado em ajudar os utilizadores a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, promove suplementos dietéticos, cremes, chás e outros produtos relacionados com o bem-estar nas suas redes sociais onde construiu uma base de seguidores a criticar o sistema de saúde e a promover mudanças no estilo de vida capazes de reverter a obesidade, diabetes e outras doenças crónicas, assim como a infertilidade, disfunção erétil, depressão ou Alzheimer.

Apesar de ser próxima de Kennedy tem evitado, pelo menos publicamente, associar-se às suas opiniões controversas. Ainda assim, já pediu que existisse uma maior investigação sobre a segurança das vacinas.

O cargo de cirurgião-geral dos Estados Unidos é considerado o médico da nação, já que é o responsável por supervisionar os seis mil trabalhadores da saúde pública, podendo ainda emitir avisos quanto às ameaças à saúde pública. Não tem, porém, poder para definir políticas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela