Secções
Entrar

Putin pede desculpas pelo acidente com o avião da Azerbaijan Airlines

Débora Calheiros Lourenço 28 de dezembro de 2024 às 13:44

O presidente russo referiu que a cidade estava a ser atacada "por drones de combates ucranianos e a defesa aérea russa estava a repelir esses ataques", ainda assim não terá referido que foi a força aérea russa a atingir o avião.

O presidente russo pediu desculpas pelo que o Kremlin considerou ser um "trágico incidente" no espaço aéreo russo que levou um avião da Azerbaijan Airlines a despenhar-se na passada quarta-feira.

O acidente resultou na morte de 38 pessoas e 29 feridos e o Kremlin refere que na mesma altura em que o avião tentava pousar em Grozny, cidade no sul da Rússia, drones ucranianos estavam a atacar o país e as forças de defesa aérea russa tentavam repelir os ataques.

Putin entrou em contacto com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, para explicar que "Grozny, Mozdok e Vladikavkaz estavam a ser atacadas por drones de combates ucranianos e a defesa aérea russa estava a repelir esses ataques", ainda assim não terá referido que foi a força aérea russa a atingir o avião.

Aliyev já tinha referido que o avião de passageiros foi submetido a uma interferência física e técnica estranha enquanto sobrevoava o espaço aéreo russo, que fez com que os pilotos perdessem completamente o controlo e o avião foi desviado para Aktau, cidade do Cazaquistão onde acabou por se despenhar.

Já o presidente ucraniano expressou as suas condolências ao presidente do Azerbeijão e utilizou a rede social X para afirmar: "A principal prioridade agora é uma investigação completa para fornecer respostas a todas as perguntas sobre o que realmente aconteceu. A Rússia deve fornecer explicações claras e para de espalhar desinformação".

A Azerbaijan Airlines já suspendeu uma série de voos para cidades russas e disse que considerava que o acidente tinha sido causado pelo que designou de uma "interferência externa física e técnica".

A aeronave Embraer EMBR3.SA tinha voava de Baku, a capital do Azerbaijão, para Grozny, na região da Chechénia, antes de se vir obrigada a desviar centenas de quilómetros para o lado oposto do Mar Cáspio.

REUTERS/Azamat Sarsenbayev
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela