Procuradores querem impedir Bolsonaro de concorrer a eleições
Tribunal Superior Eleitoral vai analisar uma ação de investigação judicial eleitoral apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista contra Bolsonaro.
O Ministério Público Eleitoral do Brasil quer que o Tribunal Superior Eleitoral considere Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, inelegível, o que o impediria de concorrer a eleições durante um período de tempo.
Este tribunal vai analisar uma ação de investigação judicial eleitoral apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista contra a lista de Bolsonaro. Apesar de o processo estar sob sigilo, aTV Globoafirma que o vice-procurador-geral Paulo Gonet Branco considera que as provas reunidas indicam ter existido abuso de poder político por parte de Bolsonaro durante as eleições.
O então presidente do Brasil fez várias acusações infundadas ao sistema eleitoral durante uma reunião com embaixadores que o próprio convocou no Palácio da Alvorada. Um dos ataques foi contra a utilização de urnas eletrónicas e amplamente desmentido pelos órgãos oficiais.
Ainda não é conhecida a data para o Tribunal Superior Eleitoral brasileiro julgar a ação imposta pelo Partido Democrático Trabalhista.
Ciro Gomes foi o candidato pelo Partido Democrático Trabalhista às eleições do Brasil no final de 2022, que na segunda volta apoiou Lula da Silva. No comunicado sobre esta ação, o PDT justifica que caso Bolsonaro seja condenado, não pode ser eleito durante oito anos, ficando fora das eleições que se realizem. O julgamento deverá arrancar no fim de abril ou início de maio.
Edições do Dia
Boas leituras!