Secções
Entrar

Polícia alemã cria unidade especial para investigar assalto milionário a banco

Lusa 02 de janeiro de 2026 às 19:13

O montante real do prejuízo poderá ser superior à estimativa inicial, de 30 milhões de euros.

A polícia alemã criou uma unidade especial para investigar o do banco Sparkasse em Gelsenkirchen, que provocou prejuízos estimados em pelo menos 30 milhões de euros, foi divulgado esta sexta-feira.
Cofre de banco alemão assaltado com roubo de 30 milhões de euros Facebook/ Polizei NRW Gelsenkirchen
"Intensificámos a investigação", assegurou um porta-voz da polícia de Gelsenkirchen à revista Der Spiegel, explicando que a criação da unidade especial visa analisar o elevado volume de informações recebidas e coordenar o trabalho com outras forças policiais. Segundo as autoridades, o montante real do prejuízo poderá ser superior à estimativa inicial, uma vez que o valor de 30 milhões de euros tem por base apenas os bens cobertos por seguros contratados pelo banco. O assalto ocorreu durante o período natalício e visou o cofre central da agência, onde se encontravam cofres individuais alugados por clientes para guardar objetos de valor, tendo sido afetados cerca de 95% desses compartimentos, de acordo com o Sparkasse. Após este assalto, registaram-se ainda outros ataques a cofres bancários na mesma região, nomeadamente em Bona e Halle (Vestfália), embora em escala significativamente menor, segundo a polícia.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela