Secções
Entrar

Pelo menos 61 migrantes mortos em naufrágio em Itália

Leonor Riso 27 de fevereiro de 2023 às 07:54

Só em 2023, mais de 220 pessoas morreram ou desapareceram no Mediterrâneo central.

O naufrágio ao largo da costa italiana perto da província da Calábria, que se deu este domingo, 26, matou pelo menos 61 pessoas. O número foi divulgado por Manuela Curra, do governo local.

REUTERS/Remo Casilli

O acidente deu-se quando um barco com migrantes que procuravam chegar à Europa chocou contra rochas perto de Steccato di Cutro, umresortde praia.

Pelo menos 81 pessoas sobreviveram. O barco saiu da Turquia e, entre as nacionalidades confirmadas, levava paquistaneses, iranianos e afegãos.

A rota da Turquia é das mais usadas por traficantes, e Itália, um dos pontos de chegada mais usados. As pessoas viajam muitas vezes a pé e há quem fique preso em contentores durante dias.

O Missing Migrants Project (projeto dos migrantes desaparecidos, em tradução livre) registou mais de 17 mil mortes e desaparecimentos no Mediterrâneo central desde 2014. Mais de 220 pessoas morreram ou desapareceram já em 2023.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela