Secções
Entrar

Sobe para 800 o número de mortos no sismo no Afeganistão

Lusa 01 de setembro de 2025 às 07:11

Cerca de 2.500 pessoas ficaram feridas.

Mais de 800 pessoas morreram e cerca de 2.700 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6 e várias réplicas no leste do Afeganistão na noite de domingo, anunciou esta segunda-feira o governo.
Após sismo no Afeganistão, ambulâncias preparam-se para transportar feridos em Nangarhar Nangarhar Media Center via AP
O novo balanço, avançado pelo porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid, numa conferência de imprensa realizada em Cabul, refere que só numa das províncias do país, Kunar, foram contabilizados 800 mortos e 2.500 feridos. A estes números juntam-se 12 mortos e 255 feridos na província vizinha de Nangahar, onde se localizou o epicentro do sismo, com o hipocentro a apenas oito quilómetros abaixo da superfície. O anterior balanço, divulgado esta manhã, indicava que pelo menos 600 pessoas tinham morrido e cerca de duas mil ficado feridas nos distritos de Nurgal, Sawkay, Watapur, Dara Pech e Chapi Dara, em Kunar. Além disso, centenas de casas foram destruídas, afirmou o diretor de Informação e Cultura de Kunar, Ihsanullah Ihsan. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do sismo situou-se a 42 quilómetros de Jalalabad, capital da província de Nangarhar. O hipocentro, a apenas oito quilómetros de profundidade, agravou o nível de destruição. O sismo de magnitude 6 na escala de Richter ocorreu às 23:47 (20:17 em Lisboa) e foi seguido de pelo menos dois abalos de magnitude 5,2. O porta-voz do Governo talibã, Zabihullah Mujahid, prometeu, em declarações divulgadas pela Tolo News, que as autoridades vão utilizar todos os recursos para ajudar a população e que as equipas de resgate das províncias próximas do epicentro do sismo prestarão assistência aos afetados. Na escala aberta de Richter, um sismo com uma magnitude entre 6 e 6,9 é classificado de forte, podendo ser destrutivo numa área de uma centena de quilómetros à volta do epicentro. O Afeganistão é frequentemente atingido por terramotos, sobretudo na cordilheira Hindu Kush, perto da junção das placas tectónicas eurasiática e indiana.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela